- Área: 21184 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: Alucobond, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na rua Sharikopodshipnikovskaya, em Moscou, ao lado da estação de metrô Dubrovka, além de pontos de bonde e de ônibus, o Edifício de Escritórios Dominion está entre o primeiro dos novos projetos a serem construídos para os crescentes setores criativos e de TI neste distrito industrial e residencial ao sudeste da cidade.
O edifício é composto por uma série de placas empilhadas verticalmente, conectadas por elementos curvos em cada pavimento, além de um átrio central presente em todos os níveis para trazer luz natural ao centro do edifício. Em todos os pavimentos, as varandas se voltam para o átrio central e formam um movimento interessante a partir do deslocamento de cada placa. No exterior, uma série de escadarias se interconectam através do átrio central.
No térreo, um restaurante conecta o átrio ao terraço ao ar livre e à rua. Um café, espaço para refeições, os espaços para descanso nas varandas e o átrio compõem os espaços compartilhados ao longo de todos os pavimentos, incentivando a interação entre os funcionários e visitantes das empresas que utilizam o edifício. Essa integração também incentiva a colaboração entre as empresas, que possuem diferentes serviços e disciplinas. Muitas emrpesas de TI e da indústria criativa consideram essa cultura de pesquisa coletiva como vital para o progresso e desenvolvimento da empresa. O projeto do Edifício de Escritórios Dominion reforça esse conceito com conectividade aberta em todo o edifício.
Os espaços de escritórios são organizados dentro de um sistema de baias retilíneas que oferecem diferentes possibilidades de expansão. Nas extremidades do átrio estão os elevadores, as escadas de incêndio, os banheiros e os eixos de serviço. Próximos a este eixo foram projetados espaços mais privados para escritórios separados, mas com alguma transparência que permite a entrada de luz natural.
Os serviços dispostos ao redor do átrio, juntamente com um compartimento adicional de colunas próximo ao envelope externo do edifício, compõe a estrutura. As placas, que são os pisos, são equilibradas sobre as extremidades opostas do edifício. Em algumas zonas, as colunas foram removidas e substituídas por vigas de transição para aumentar os espaço de vão livres.